Foto: Portal Piatã
É muito comum associar o frio à queda de imunidade e sintomas respiratórios. Afinal, as baixas temperaturas e a menor umidade do ar criam um ambiente propício para o surgimento de gripes, resfriados e outras doenças como faringites, rinites, sinusites e pneumonia. Mas é possível enfrentar esse período de uma forma tranquila, incluindo hábitos saudáveis no dia a dia que trarão benefícios a longo prazo.
“Manter-se fisicamente ativo durante os meses frios proporciona menores taxas de adoecimento, maior satisfação perante a vida, maior produtividade no lar, estudo e trabalho, melhor desempenho cognitivo, cardiopulmonar, digestivo (absorção e excreção), sexual e maior adaptabilidade perante desafios e enfrentamentos”, relata o médico Bruno Vianei, da equipe técnica do Kurotel.
Sabendo da importância de manter uma rotina saudável e de como ela reflete e impacta em todos os aspectos de nossa vida, Vianei apresenta dicas que fazem toda a diferença como manter uma alimentação equilibrada, com alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas cítricas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras; Praticar exercícios físicos, pois ajuda a fortalecer o sistema imunológico, durante o inverno; Hidratar-se bem multiplicando o peso corporal por 30 e então terá uma estimativa saudável em mL de água do consumo recomendado mínimo diário, além de fazer uso de hidratantes corporais de média e elevada potência que auxiliam na prevenção das fissuras de pele, dos ressecamentos, sobretudo nas extremidades ósseas.