O Aché, em parceria com a ONG Renovatio, e o apoio do Instituto Center Norte, promove no próximo dia 27, uma ação de Conscientização do Combate à Cegueira fornecendo 250 atendimentos oftalmológicos gratuitos na Associação Zaki Narchi, zona norte de São Paulo.
A campanha “Saúde Ocular em Foco” acontece justamente no mês do Abril Marrom conhecido pelo mês de prevenção, combate e reabilitação às diversas espécies de cegueira, e tem como objetivo alertar a população sobre a importância dos cuidados com os olhos levando mais informações sobre as doenças mais frequentes na oftalmologia, como: Olho Seco, Catarata, Glaucoma, Miopia e Astigmatismo. Após a consulta gratuita, os pacientes serão orientados e direcionados para o tratamento de forma personalizada e independente.
De acordo com dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 34% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista, enquanto 74% dos brasileiros se consultam apenas quando têm dificuldades na visão. A estimativa é que 28% da população tenha alguma deficiência visual.
“O trabalho de conscientização é fundamental para que os pacientes tenham informação sobre sintomas e acesso ao diagnóstico, contribuindo assim, para a prevenção da deficiência visual, que pode ser evitada em até 80% dos casos”, afirma o diretor médico do Aché, Dr Stevin Zung. “Essa campanha abraça a causa e a importância da prevenção da saúde ocular como ferramenta de acesso às diversas espécies de cegueira e visa conscientizar a população sobre diversas doenças que afetam a visão, finaliza Dra. Bruna Gil Ferreira, diretora médica da ONG Renovatio.
Doença silenciosa
Glaucoma, Catarata, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular Relacionada à idade são as principais causas de cegueira no Brasil. Apesar de serem provocados por diferentes causas, esses problemas têm em comum o fato de serem, na maioria das vezes, silenciosos, o que faz com que as pessoas só percebam quando já perderam parte da visão, daí a importância da consulta ao oftalmologista sempre que surgir alguma alteração visual. “A visita ao oftalmologista deve ser feita com frequência ao longo da vida justamente para identificar precocemente as patologias e instituir o tratamento o mais rápido possível. Assim, pode-se evitar a perda visual e suas consequências sociais”, finaliza Dr Stevin Zung.
Serviço:
Saúde Ocular em Foco – Apoio: Aché Laboratórios Atendimentos gratuitos com oftalmologistas
Data: 27/04
Horário: Das 08h às 18h
Local: Associação Sempre Presente Zaki Narchi – Av. Zaki Narchi, 629 – Carandiru, São Paulo – SP, 02029-000