O evento do Dia Mundial do Câncer dará destaque a depoimentos inéditos e à importância da individualização nos cuidados oncológicos. Com o tema: Histórias únicas, desafios em comum, a mesa contará com a oncologista do Hospital do Câncer II Flávia Santana, a chefe da Ouvidoria do INCA, Cristiane Vaucher, a gerente-geral do INCAvoluntário, Fernanda Vieira, e da paciente Aline Montez. O debate será mediado pela jornalista da Globonews Gabriela David.
Outro destaque é o lançamento da edição temática da Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) sobre “Vigilância do Câncer e seus Fatores de Risco”. A revista é editada pelo Ministério da Saúde, INCA e Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.
Será apresentado ainda o artigo Prevenção e Controle do Câncer em Tempos de Capitalismo de Vigilância: Caminhos para o Combate à Desinformação, publicado na nova edição da RBC e que aborda estratégias para enfrentar a disseminação de fake news, que também compõem aquilo que os pesquisadores chamam de infodemia sobre o câncer, prejudicial à prevenção e ao controle da doença.
O INCA integra a campanha global “Unidos pelo Único”, promovida pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), organização não governamental sediada em Genebra, na Suíça, e que reúne mais de mil entidades em cerca de 160 países.
O objetivo da campanha da UICC, que terá duração de três anos (2025-2027), é destacar histórias únicas relacionadas ao câncer e reforçar a importância de um atendimento centrado nas pessoas.