Salvador será palco de uma importante discussão sobre saúde vascular. No próximo dia 25 de janeiro, a capital baiana receberá o TromboTalks, um evento pioneiro que abordará a Trombose Venosa Profunda (TVP) e suas complicações, como a Embolia Pulmonar. Reunindo especialistas nacionais e internacionais, o encontro será realizado no Restaurante Amado, promovendo um debate multidisciplinar sobre as melhores práticas e inovações no tratamento dessas condições.
Os números destacam a relevância do tema: entre 2013 e 2023, mais de 489 mil brasileiros foram internados devido à TVP, com uma média diária de 165 hospitalizações apenas em 2023 – o maior índice da última década, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Na Bahia, dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) mostram um aumento no número de amputações e óbitos relacionados à trombose nos últimos anos.
Foco na Embolia Pulmonar
Nesta primeira edição, o TromboTalks terá como tema central a Embolia Pulmonar, uma condição grave e frequentemente fatal. Dados indicam que, no Brasil, 22% dos casos de embolia pulmonar resultam em óbito.
“Muito mais frequente do que se imagina, a embolia pulmonar é a terceira maior causa de mortalidade entre doenças cardiovasculares, atrás apenas do infarto e do AVC. O tratamento exige uma abordagem multidisciplinar e, nos últimos anos, tivemos avanços significativos em dispositivos e técnicas que podem salvar vidas. Por isso, o tema foi escolhido para esta edição”, explica o cirurgião vascular Dr. Paulo Menezes, um dos idealizadores do evento.