Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, os sintomas da menopausa podem se intensificar e causar desconforto ou até danos à saúde. Os chamados fogachos, ou sensação de calor repentina, que já é uma das queixas mais frequentes entre as mulheres, se acentuam no verão, com prejuízos à qualidade de vida.
Além deste, outros sintomas alertam para a baixa no bem-estar motivados pelo calor excessivo, como sudorese noturna, má qualidade do sono, fadiga, irritabilidade e problemas de concentração, pele mais seca e sensível, retenção de líquidos e até desidratação. Por isso, as mulheres em menopausa precisam redobrar os cuidados.
Para ajuda-las a aproveitar o verão com qualidade, a Issviva selecionou algumas orientações:
Vitaminas
As vitaminas são ótimas aliadas para amenizar os sintomas. Na Issviva, elas podem ser encontradas como suplemento alimentar em forma de goma mastigável, com fibras, vitamina B6 e cálcio.
Roupas adequadas para a estação
Roupas de tecidos mais leves ajudam a manter a temperatura do corpo em níveis ideais. Quanto mais leve, menos elevação e variação na temperatura.
Hidratação máxima!
A hidratação do corpo ajuda a evitar oscilações e intensificação dos sintomas. Assim, não esqueça da garrafinha!
Pratique atividade física diariamente
Qualquer exercício físico libera a endorfina e vários outros hormônios que dão a sensação de bem-estar e prazer. Escolha aquele que mais gosta e inclua na sua rotina diária, respeitando os horários de exposição ao sol.
Você não está sozinha
Por fim, preste atenção à orientação de Cristina Arbelaez, diretora global da Issviva:
“Você não está sozinha, a menopausa não pode significar mudança de vida e fim do prazer, em qualquer esfera da vida. A menopausa não é o fim: é o início de uma nova jornada”