A Doctoralia, maior plataforma de saúde do mundo, lança sua nova linha de produtos de Inteligência Artificial no Brasil começando pelo Noa Notes, um assistente virtual para transformar a rotina dos médicos, aumentar a eficiência do consultório e focar em um atendimento mais humanizado. A ferramenta pode economizar até 30% de tempo na rotina administrativa, além de permitir que o atendimento seja 100% focado no paciente.
O objetivo da companhia é fazer com que os profissionais de saúde não precisem mais anotar manualmente as informações da consulta, ou seja, a ferramenta visa automatizar todo o registro de histórico médico, exames e plano de tratamento, ficando responsáveis apenas por revisar os registros. Isso fará com que os médicos consigam focar na precisão do diagnóstico, realizar uma abordagem personalizada e humanizada com seus pacientes e diminuir a sobrecarga de trabalho.
Segundo o estudo Clinician of the Future attitudes toward AI, feito pela Elsevier, empresa global de informações analíticas que contribui com instituições e profissionais para o progresso da assistência à saúde e da ciência aberta, 31% dos profissionais de saúde a nível global e 47% dos profissionais de saúde dos EUA planejam deixar seus cargos nos próximos dois a três anos, devido à sobrecarga do dia a dia e burnout, ou Síndrome do Esgotamento Profissional, um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico consequência de situações de trabalho desgastante; ainda de acordo com o estudo, 71% dos médicos e 68% dos enfermeiros acreditam que seus trabalhos mudaram significativamente nos últimos 10 anos e 83% deles acreditam que o treinamento interno precisa ser reformulado para acompanhar os avanços tecnológicos.
“O assistente Noa Notes chega justamente para otimizar o tempo e melhorar a rotina de trabalho dos médicos. A ideia é reduzir a sobrecarga dos profissionais, permitindo que eles dediquem mais atenção aos pacientes. Com a IA, a relação médico-paciente se fortalece, oferecendo um atendimento mais humanizado e atento, de forma mais rápida, segura e com registros mais completos”, afirma Felipe Locatelli, Gerente de Projetos Estratégicos de IA na Doctoralia. Com relação à segurança da ferramenta, as informações confidenciais dos pacientes são totalmente criptografadas e a proteção dos dados está em conformidade com as regulamentações HIPAA e GDPR, lei europeia mais rígida que a LGPD.
Segundo a Doctoralia, healthtech que está presente em 13 países, a utilização do Noa Notes já foi comprovada em mais de 150 mil consultas realizadas e beneficiou cerca de 4 mil médicos. O Brasil lidera o ranking dos países que estão utilizando essa tecnologia no seu dia a dia representando 50% do total, o que reforça o intuito de apostar no país como um mercado pioneiro para testar inovações.
Um estudo da healthtech afirma que 61% dos médicos na Polônia, México e Brasil acreditam que a inteligência artificial vai reduzir o tempo gasto com as tarefas administrativas. Além disso, mais de 60% planejam incorporar essa tecnologia em sua prática no dia a dia.
Felipe Rizzo, CEO da Doctoralia, acredita que “a integração da IA na prática médica não apenas otimiza processos, mas também fortalece a relação médico-paciente. Isso significa maior tempo de ‘olho no olho’ e um atendimento mais humanizado e personalizado, onde eles poderão ouvir com mais cautela e atenção às necessidades dos seus pacientes e isso vai ao encontro com a nossa proposta de valor e missão dentro da empresa”.
O Noa Notes é o primeiro de uma linha de inovações da companhia que promete entregar uma gama de soluções para resolver os entraves administrativos da rotina dos consultórios médicos. Os próximos lançamentos serão anunciados no decorrer deste ano. Para saber mais acesse: https://ia.doctoralia.com.br