Nesta terça-feira, dia 30 de abril, especialistas abordarão os Transtornos Mentais no Local de Trabalho. O seminário, que faz parte das reflexões do Dia do Trabalhador, será realizado no auditório do Hospital Ana Nery, a partir das 8h30.
Os objetivos são discutir o adoecimento mental dos trabalhadores homens e mulheres, identificar as causas e consequências nas vidas dos profissionais, bem como fazer com que eles entendam a importância de organizar coletivos para discutir o tema de forma permanente.
O encontro é voltado para profissionais da saúde como enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, auxiliares, agentes de saúde e endemias, dentre outros. A programação inclui três palestras, com espaços para intervenções e esclarecimento de dúvidas dos participantes.
Levantamento do Ministério da Previdência Social aponta que depressão e ansiedade foram responsáveis por 149,3 mil benefícios por incapacidade temporária, no Brasil, em 2023 – no extrato relacionado às principais causas de afastamento do trabalho. Neste cenário, dados da Fundação Getúlio Vargas, no ano anterior, revelaram que 63% dos profissionais com algum transtorno mental não receberam apoio de suas lideranças para lidarem com o problema e que 48% acreditam que as empresas pouco ou nada se preocupam com o bem-estar dos trabalhadores.
As doenças mentais são o quarto principal motivo de afastamento do trabalho. Saiba quais as mais comuns:
Burnout: Classificada como doença do trabalho a partir de 2019 pela OMS foi reconhecida no Brasil a partir de 2022. Também chamado de esgotamento profissional, é um estado de estresse extremo e crônico, geralmente provocado por sobrecarga ou excesso de trabalho. Quem sofre com a condição perde suas energias físicas e emocionais, por conta de uma rotina profissional desgastante.
Os fatores que desencadeiam a síndrome de burnout vão desde a realização de tarefas exaustivas até relações interpessoais abusivas.
Depressão: Caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, perda de interesse em atividades prazerosas e uma incapacidade debilitante de realizar atividades diárias, a depressão pode levar a um número significativo de dias de trabalho perdidos. Funcionários que sofrem de depressão podem apresentar desde atrasos frequentes até a incapacidade total de trabalhar, passando por uma redução na eficiência de suas tarefas.
Transtorno de ansiedade: Essa condição pode limitar severamente a capacidade de um indivíduo de funcionar efetivamente no trabalho. Manifestando-se através de preocupações excessivas, tensão constante e ataques de pânico, a ansiedade dificulta a concentração, a tomada de decisões e a interação social no local de trabalho.
Transtorno bipolar: Conhecido por seus extremos de humor, que variam entre a euforia intensa e a depressão profunda, o transtorno bipolar representa um desafio único no contexto profissional. Durante um episódio maníaco, um funcionário pode mostrar um aumento de energia e criatividade, mas também pode experienciar impulsividade e julgamento pobre, que podem resultar em decisões profissionais arriscadas. Por outro lado, durante um episódio depressivo, o mesmo funcionário pode se tornar desmotivado e retirado, incapaz de cumprir com suas responsabilidades
Veja a disposição das mesas e palestrantes:
1ª Mesa – 1ª Mesa- Eliane Cardoso Sales, médica do Trabalho, especialista em Medicina do Trabalho e doutora em Saúde Pública, Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador(a) – Sesab- cuja palestra será a Saúde Mental e a Vigilância da Saúde dos Trabalhadores.
2ª Mesa – Bruna Santos, psicóloga, especialista em Saúde Mental e Atenção Básica, que abordará a Saúde Mental no Trabalho: Desafios e Possibilidades de Cuidado;
3ª Mesa – Adriana Manta, juíza substituta do Trabalho, gestora regional suplente do Trabalho Seguro e do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, que falará sobre Violência e Assédio no Trabalho, fatores de adoecimento psíquico das pessoas trabalhadoras.
O Seminário é organizado conjuntamente pelos seguintes sindicatos: Sindprev, Sindsaúde Público, Sindsaúde Rede Privada, Sintrafundapp, Seeb, Sindacs, Sindlimp, Sindpec, dentre outros e tem o apoio institucional da CUT Bahia.
Histórico – O encontro traz reflexões sobre o 28 de abril que é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, instituído em 1969, após acidente que matou 78 trabalhadores nos EUA. No Brasil, a data passou a ser celebrada após a oficialização como Dia Internacional do Trabalho.
SERVIÇO |
O que: Seminário Transtornos Mentais no Local de Trabalho
Quando: Dia 30/04, a partir das 8h30 Onde: Auditório do Hospital Ana Nery
Organização: Sindprev, Sindsaúde Público, Sindsaúde Rede Privada, Sintrafundapp, Seeb, Sindacs, Sindlimp, Sindpec, dentre outros.
Apoio: CUT Bahia