Seguindo o cronograma de vacinação nacional contra a influenza, a Secretaria de Saúde Municipal de Lauro de Freitas, esta vacinando no decorrer desta semana policiais militares, guarda civil municipal professores, agentes da Defesa Civil e funcionários de campo da embasa (Companhia Baiana de Águas e Saneamento). A intenção é ir no ambiente de trabalho desses profissionais e oferecer de forma abrangente as doses do imunizante para esse público que esta em condições adversas.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Ricardo Santos, essa abordagem abrangente é fruto de uma estratégia da coordenação de imunização da Secretaria de Saúde Municipal, que visa proteger esse público e mitigar os impactos da influenza dentro da comunidade. “Ao vacinar esses grupos prioritários, nós não estamos apenas protegendo indivíduos, mas também estamos contribuindo para a construção de uma comunidade mais saudável”, disse o Secretário.
Para garantir que os profissionais sejam adequadamente registrados para a vacinação, as equipes da Secretaria esta indo até os locais de trabalho desses trabalhadores com as vacinas, afim que haja eficiência e êxito na ação. Rita Meneses, superintendente de vigilância à saúde, explica que essa dinâmica facilita a o acesso e abrange um número expressivo de pessoas. “Ir in loco aumenta significativamente a cobertura vacinal, porque dismitifica possiveis mitos e equivocos sobre a vacina e garante a adesão à vacinação, tão necessária nesse momento”, explicou Rita.
A superintendente ainda informa que outros grupos também prioritários serão contemplados com essa ação direcionada, a exemplo dos rodoviários e funcionários do sistema prisional. “É importante destacar que os nossos postos estão vacinando o público alvo da campanha, a exemplo de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com deficiência permanente e os demais que estão contemplados no calendário do Ministério da Saúde até durar o estoque”, completa Rita.