Pioneiro na área de cirurgias robóticas, o Einstein reforça a sua atuação de vanguarda ao ser o primeiro hospital do país a utilizar a tecnologia para o procedimento de artrodese da coluna lombar, com a plataforma Mazor™. Trata-se de cirurgia frequente na coluna vertebral, indicada para tratamento de algumas hérnias lombares com instabilidade, espondilolistese, deformidades vertebrais como a escoliose, além de fraturas e tumores.
Com a plataforma Mazor, tomografias computadorizadas detalhadas são utilizadas para planejar o procedimento cirúrgico. Durante a operação, o robô fornece orientação em tempo real aos cirurgiões, ajudando a posicionar com precisão os instrumentos cirúrgicos, suas trajetórias e as colocações dos parafusos, adaptados à anatomia de cada paciente.
“A cirurgia de artrodese da coluna lombar visa estabelecer o alinhamento entre duas ou mais vértebras, por meio de fusão (artrodese) que é a fixação rígida entre as estruturas ósseas. Com este equipamento teremos mais agilidade no processo e segurança para o paciente, já que ele auxilia o melhor posicionamento dos parafusos para a fixação”, explica Mario Lenza, gerente médico da Ortopedia do Einstein.
Um estudo publicado na revista The Spine Journal1 indica que a orientação robótica provida pelo robô Mazor™ reduz a probabilidade de complicações cirúrgicas, assim como o risco de reoperação. Além disso, houve uma redução de 80% no tempo de exposição à radiação comumente utilizada para orientar a inserção dos parafusos.
Embora plataformas robóticas ofereçam recursos avançados e benéficos a cirurgiões e pacientes, o sucesso da cirurgia depende especialmente da habilidade e experiência da equipe cirúrgica. “Nosso propósito é oferecer o que há de melhor para pacientes em todo o país. Por isso investimos em plataformas robóticas que ampliem nossa atuação e buscamos nos aprofundar no conhecimento sobre elas. Já são mais de 14 mil cirurgias robóticas, além do treinamento de 1.500 cirurgiões pelo Centro de Excelência em Cirurgia Robótica”, afirma Sérgio Araújo, diretor médico da Cirurgia e Cirurgia Robótica da Rede Cirúrgica Einstein e coordenador geral das pós-graduações de Cirurgia Robótica do Ensino Einstein.
Além de permitir um planejamento apurado, trazendo maior segurança e eficácia para o trabalho da equipe médica responsável, o Mazor™ diferencia-se pela alta precisão em procedimentos de artrodese da coluna vertebral. Com esses recursos, são reduzidas as chances de complicações e a recuperação do paciente no pós-operatório é mais rápida, levando a menor tempo de internação2.
“É uma honra anunciarmos a chegada de um novo robô da Medtronic aos serviços do Einstein, um dos nossos parceiros de longa data. O sistema Mazor™ traz uma tecnologia disruptiva que mudará paradigmas nas cirurgias de coluna vertebral, um dos procedimentos mais complexos na Ortopedia”, destaca Gisela Bellinello, vice-presidente da Medtronic no Brasil.
Além da ortopedia, em cirurgias de joelho e quadril, o Einstein realiza procedimentos robóticos nas especialidades de urologia, ginecologia, gastroenterologia, cabeça e pescoço, cardiologia, coloproctologia, cirurgias torácica, pediátrica e oncológica. Em 2022, a organização inaugurou a primeira plataforma robótica do estado de Goiás, em sua unidade em Goiânia.
Além das diversas plataformas robóticas nas unidades privadas, a organização alocou um robô no Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho, em São Paulo, que é gerido pelo Einstein desde 2015. Com o equipamento instalado no Centro de Alta Tecnologia em Diagnóstico e Intervenção Oncológica Bruno Covas da unidade, já foram realizadas cirurgias robóticas para o tratamento de diferentes tipos de câncer, doenças do aparelho digestivo e cirurgias bariátricas.