Os moradores dos bairros de Itapuã e da Pituba, em Salvador, terão acesso a uma série de serviços de saúde gratuitos neste sábado, 12, realizada pelo Sabin Diagnóstico e Saúde. Uma das ações ocorrerá na Academia Salvador, que é um espaço público voltado à atividade física e que fica localizado na rua Aristides Milton, em frente à 12ª Delegacia de Itapuã. Por lá, os moradores que passarem pelo local poderão fazer, gratuitamente, a aferição de pressão e a bioimpedância realizadas pela equipe de profissionais do Sabin, das 7h às 10h.
Durante a ação, a população terá acesso também as informações sobre a Rita Saúde, que é uma plataforma desenvolvida pelo Grupo Sabin para conectar pessoas que procuram atendimentos de saúde a serviços de excelência, com preços acessíveis. Presente no Distrito Federal e em 14 estados, incluindo a Bahia, a Rita disponibiliza consultas com profissionais de várias especialidades, como médicos de família, oferta de medicamentos e acesso à exames de sangue e de imagem com descontos. Na Bahia, a plataforma está presente em Salvador, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Paralela à ação em Itapuã, uma outra equipe do Sabin estará presente na praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, das 9h às 11h30. No local, ocorrerá a Feira das Emoções, que é realizada em parceria com a médica endocrinologista Cynthia Bastos. Durante o evento, os presentes poderão também fazer a aferição de pressão e a bioimpedância gratuitamente, no “Espaço da Coragem”.
“Essas ações são fundamentais, porque nos permitem ampliar o acesso à informação e promover a prevenção. Com iniciativas simples, como a medição da pressão arterial, conseguimos impactar positivamente a saúde da população e incentivar o cuidado contínuo”, afirma Agnaluce Moreira, gestora regional do Sabin em Salvador.
Ela ainda destaca que, na ocasião, a população poderá conhecer mais sobre a Rita Saúde, que é estruturada nos pilares da medicina participativa, preventiva e preditiva. “Essa plataforma tem como objetivo apoiar o usuário para além do momento da doença, porque oferece uma rede de serviços, inclusive a telessaúde, e profissionais para avaliar e mitigar riscos eventuais para a saúde antes mesmo de ocorrer”, salienta.