Especialistas alertam para os impactos da demora no diagnóstico e anunciam curso com abordagem integral sobre a doença
A endometriose, doença dolorosa e silenciosa que afeta cerca de 10% das mulheres brasileiras, é a principal causa de dor pélvica e infertilidade feminina, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia (SBEG). A condição, caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina, pode levar a dores crônicas em 57% das pacientes e infertilidade em mais de 30% dos casos. Apesar de ser relativamente comum, o diagnóstico ainda demora entre 7 e 9 anos, causando prejuízos significativos à saúde e à qualidade de vida das mulheres.
O ginecologista Jorge Valente, especialista em saúde metabólica e longevidade, destaca que a demora no diagnóstico ocorre, em parte, pela normalização da dor e pela prescrição de anticoncepcionais como única solução para aliviar os sintomas. Além disso, muitas pacientes demoram a buscar ajuda médica. “Essa é uma doença que impacta diretamente a qualidade de vida e a capacidade reprodutiva das mulheres. Nós, médicos, devemos adotar uma abordagem ampla, tratando não apenas os sintomas da endometriose, mas promovendo o cuidado integral da saúde feminina”, ressalta.
Com o objetivo de capacitar profissionais da área sobre novas abordagens terapêuticas, a Academia da Menopausa e Saúde da Mulher, em parceria com a Singular Pharma, realizará nos dias 7 e 8 de fevereiro, das 8h às 18h, o curso “Imersão em endometriose: uma visão holística”. O evento será realizado no Hotel Quality Salvador, com aulas ministradas por especialistas renomados, como Bruno Brandão, Rosana Amorim, Manuela Gouveia, Joventina Araújo e Lara Gabriela.
O curso, com carga horária de 20 horas, será dividido em oito módulos temáticos que abordarão tópicos como inflamação e endometriose, suplementação, tratamento e manutenção de pacientes assintomáticas, saúde mental, estilo de vida ideal para pacientes, além de discussões de casos clínicos. Uma aula extra sobre o uso de canabidiol no tratamento da endometriose também está programada.
Serviço:
O quê: Curso “Imersão em endometriose: uma visão holística”
Quando: Dias 7 e 8 de fevereiro, das 8h às 18h
Onde: Quality Hotel Salvador, Rua José Peroba – Stiep, Salvador
Quanto: R$ 3.000 (parcelado em até 12 vezes)