O projeto social Rumo ao Riso, idealizado pela atriz e modelo Gabi Roncatti com o patrocínio da Blau Farmacêutica, nasce com o propósito de levar a palhaçaria terapêutica aos hospitais, beneficiando não só pacientes de todas as idades, mas também seus acompanhantes e profissionais de saúde. Inspirado no trabalho do médico norte-americano Patch Adams, o projeto tem como foco aliviar o estresse do ambiente hospitalar, transformando-o em um espaço mais leve e acolhedor.
De acordo com Gabi, formada no assunto, “a arte da escuta e a terapia do riso têm um impacto comprovado na saúde, não só mental, mas também física, auxiliando na redução do estresse e no aumento da imunidade”. Estudos científicos comprovam seus benefícios, como a melhora da circulação sanguínea, diminuição dos hormônios do estresse e fortalecimento do sistema imunológico, conforme evidenciado por pesquisas disponíveis na National Library of Medicine. Essas descobertas sustentam a eficácia do projeto, que está em sintonia com uma lei já vigente em Buenos Aires, obrigando a presença de palhaços em hospitais infantis, e que inspira um movimento semelhante no Brasil para o próximo ano.
A iniciativa prevê intervenções regulares três vezes ao mês, tanto em São Paulo quanto na Bahia, com uma equipe formada em palhaçaria terapêutica. Em dezembro, elas ocorrerão nos dias 9, 10 e 11, em São Paulo, e nos dias 16, 17 e 18, em Eunapolis, Bahia. As visitas terão uma abordagem cuidadosa, com maquiagem suave e trajes minimalistas, usando o icônico nariz azul como símbolo para evitar desconforto em pessoas com coulrofobia (medo de palhaço). Também foram consideradas restrições alimentares dos pacientes, sendo que alimentos não serão distribuídos ou mencionados durante as intervenções.
Além disso, o projeto conta com repertório de músicas autorais e infantis com frequências estudadas para o sono ou alegria, sob direção de Paulo Beck, DJ e produtor musical brasileiro da banda 3030 e produção musical do cantor, compositor e multi-instrumentista Landau, que já lançou mais de 13 álbuns que vão do folk ao hard rock. As faixas “Di o Cachorro Pula-Pula”, “Bom dia” e “Rumo ao Riso” já estão disponíveis nas redes digitais musicais e terão lançamentos nos próximos meses.
Na frente literária, haverá distribuição gratuita do livro de Gabi, o “Di O Cachorro Pula Pula”, ainda a ser lançado oficialmente nas livrarias. A obra convida os leitores, especialmente as crianças, a mergulharem nas aventuras de Di, um cachorro cheio de energia e amor. Contada em primeira pessoa, com a própria fala do cachorro, a narrativa conecta o público de maneira sensível, abordando temas importantes como amizade, família e superação de desafios, como a visita ao veterinário. “Cada página será uma risada compartilhada, reforçando a ideia de que a amizade e o amor estão sempre ao nosso redor”, comenta Gabi. O livro, além de entreter, também tem um papel terapêutico, proporcionando uma experiência lúdica e educativa que complementa a proposta do projeto Rumo ao Riso.
Com o sucesso dessa abordagem terapêutica, Gabi e seu elenco de atores especialistas esperam não só impactar a saúde física dos envolvidos, mas também criar uma conexão emocional profunda através do riso e da escuta ativa, promovendo bem-estar e uma nova forma de acolhimento dentro dos hospitais. A atriz, conhecida por seu trabalho no stand-up nacional e internacional “Rock + Humor” é uma das primeiras mulheres a encabeçar a palhaçaria terapêutica no Brasil, e aposta no poder transformador do riso: “Esse projeto de cura é grandioso, um palco escondido transformador nas vidas de quem convive em hospitais”, afirma.
Como uma poderosa ferramenta de humanização nos ambientes hospitalares, o Rumo ao Riso planeja expandir suas atividades, alcançando mais hospitais e levando alegria a ainda mais vidas. Em tempos de incerteza, o riso é a luz que nos guia.