Os primeiros meses de vida da criança são cruciais para que ela tenha um desenvolvimento correto e aprenda a lidar com a nova vida fora do útero. As mudanças são constantes e, por isso, é preciso acompanhar de perto os sentidos, personalidade, sono, alimentação e peso.
No primeiro mês, a alimentação do recém-nascido deve ser feita exclusivamente pela amamentação. O leite materno possui todos os nutrientes, vitaminas e minerais que a criança precisa para manter um desenvolvimento saudável. Desde o nascimento, o bebê se comunica chorando, e quando este ato ocupa mais da metade do dia, pode ser o indicativo de que há algo errado.
“O choro pode significar muitas coisas, inclusive cólicas. Entre 10% e 40% de todos os bebês apresentam esses sintomas nos primeiros meses. Por isso, o aleitamento materno é a melhor pedida. O organismo do bebê ainda está em desenvolvimento e tudo o que ele ingerir além do leite, pode causar gases, cólicas e até mesmo alergias”, explica a Dra. Jackeline Barbosa, Vice-Presidente da área Médico-Científico da Herbarium, indústria farmacêutica líder e referência em Fitoterapia no Brasil.
Nos casos em que a amamentação não é viável, a Sociedade Brasileira de Pediatria sugere o uso de fórmulas infantis, de acordo com as recomendações do pediatra da criança. “É muito importante ler os rótulos para entender a composição do produto. Desta forma é possível evitar alguns componentes que podem provocar desconforto gastrointestinal”, aponta a médica.
Outro ponto que vale observar é o padrão das cólicas do bebê, quando existentes. Escrever um diário também pode ajudar, anotando os dias e horários das dores ou gases, assim fica mais fácil de apresentar ao pediatra e não esquecer qualquer detalhe.
“A mãe deve prestar atenção na sucção do neném e verificar se ele não está ingerindo ar demais. Caso este seja o cenário, mudar de posição pode ser ideal. Além disso, a introdução alimentar deve ser feita após os seis meses, dando exclusiva oferta de leite materno por causa dos benefícios ao recém-nascido”, finaliza a Dra. Jackeline.