A ação solidária, que terá início da segunda-feira, visa estimular a participação dos colaboradores da empresa na campanha “Novembro Vermelho”. Para reforçar a doação de sangue, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) e o Instituto Sabin – Organização Social de Interesse Público (Oscip) responsável pelo investimento social do Grupo Sabin – realizam a campanha “Novembro Vermelho”, que tem início nesta segunda-feira, 18. A iniciativa visa estimular a participação dos colaboradores do Sabin Diagnóstico e Saúde na mobilização que tem como objetivo salvar vidas. O dia “D” da campanha será no sábado, 23.
De acordo com Agnaluce Silva, gestora do Sabin em Salvador, a ação conta com a participação da equipe de Esportes do Sabin, que já iniciou a mobilização para estimular os profissionais em prol do ato de solidariedade. “É a segunda vez, neste semestre, que incentivamos a doação de sangue, porque sabemos da importância dessa ação para ajudar a salvar vidas, principalmente diante do baixo estoque de bolsas. Por isso, nos alinhamos com o Hemoba com o intuito de inspirar mais doações que irão ajudar pacientes que precisam de transfusão”, afirma ela, destacando que toda a população pode ajudar na causa.
Seja um doador também
Os interessados em doar sangue devem ter idade entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde. É preciso pesar mais de 50 kg, estar alimentado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não ter fumado duas horas antes, além de ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior. É indicado também que evite alimentos gordurosos. Pessoas com menos de 18 anos devem ir acompanhadas dos pais ou responsável legal e os idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem feito isso anteriormente.
O doador pode buscar uma das unidades do Hemoba munido de um documento com foto emitido por órgão oficial, como RG, passaporte e/ ou carteira de motorista. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30. Há ainda unidades no Hospital do Subúrbio, funcionando de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba, no endereço: http://hemoba.ba.gov.br/.