Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas da América Latina e o quinto mais depressivo do mundo. No Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro, a ViV Saúde Mental e Emocional, maior grupo de saúde mental do Brasil, chama a atenção para esses dados e para a importância da prevenção de doenças e transtornos psicológicos.
Ainda de acordo com a OMS, a saúde mental está relacionada à forma como o indivíduo reage às exigências, desafios e mudanças da vida e o modo como harmoniza suas ideias e emoções. Estudos mostram que uma das formas mais eficazes de manter a saúde mental em dia é mantendo uma rotina saudável. O psiquiatra Ricardo Patitucci, diretor técnico do Grupo ViV, cita algumas alternativas que podem auxiliar nesta jornada.
“A ciência afirma que as escolhas de hábitos de vida saudáveis, geram valor para Saúde Mental. Neste caminho, podemos mencionar a qualidade do sono, terapias, alimentação, atividade física e exposição ao sol”, explica o médico.
Um artigo publicado pela revista americana Nature Mental Health concluiu, através de um estudo feito com 87 mil pessoas, que a falta de exposição à luz solar aumenta o risco de desenvolver transtornos psiquiátricos como ansiedade e transtorno bipolar, por exemplo. Além disso, o risco de depressão aumenta em 30% para pessoas com baixa exposição ao sol, enquanto aquelas que ficam mais tempo expostas a grande quantidade de luz durante tem uma redução de 20% no risco de desenvolver a doença.
Patitucci diz ainda que existe um outro hábito muito eficaz na prevenção às doenças mentais: o sorriso. “Endorfinas secretadas pelo sorriso podem ajudar quando as pessoas estão desconfortáveis ou deprimidas. A terapia do riso é eficaz e cientificamente apoiada como terapia adjuvante”, afirma.
A busca por informações e cuidados ajuda a diminuir o estigma que ainda envolve o tema. Em uma sociedade exigente e que está constantemente acelerada, o olhar para a saúde mental é urgente. Não apenas pelo bem-estar individual, mas pelo bem coletivo.
Sobre a ViV Saúde Mental e Emocional
A ViV Saúde Mental e Emocional é o maior grupo de saúde mental do Brasil e oferece tratamento da baixa à alta complexidade, com cuidados personalizados, com o propósito de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes.
Presente em cinco Estados do País (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo) e, a partir de agora também no Distrito Federal, com seis instituições (Clínica da Gávea, Instituto São José, Vila Verde, Cadmo, Green House e Clínica Crescer), a missão da ViV é elevar a vida ao seu melhor e integrar os lados físico, mental e social de cada paciente, com uma abordagem baseada no equilíbrio entre o científico e a sensibilidade humana. Busca ser reconhecida como uma rede de excelência assistencial para saúde mental e emocional, contribuindo para redução do estigma no Brasil.