A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o governo vai editar uma portaria para fortalecer o trabalho conjunto de vários ministérios sobre a regulação da atuação das ‘bets’ no Brasil. Segundo Nísia, o processo de regulação é fundamental.
Após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros, Trindade afirmou que é muito importante reforçar a pauta da educação para crianças, adolescentes e jovens nesse tema. A ministra disse que campanhas educativas são fundamentais e citou iniciativas de proibição de cadastro de crianças e adolescentes nos sites de bets.
“Quero reforçar essa comparação com essa campanha contra o tabagismo, porque é uma linha central do que nós entendemos que precisa ser feito no Ministério da Saúde”. A ministra ressaltou que quer reforçar essa linha e passar a mensagem de que bets são ruins para a saúde. “Essa mensagem precisar chegar na população como um todo, mas também focalizar, crianças, adolescente e jovens”. A ministra também disse que está sugerindo uma alteração na classificação internacional de doenças para ter uma diferenciação para jogos que são online porque “vão requerer medidas específicas”.
Além disso, Nísia disse que a pasta vai reforçar junto à atenção primária um olhar especial para a dependência em relação aos jogos. Também após a reunião, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, disse que estudos apontam que 52 milhões de brasileiros jogam em bets, cerca de metade da população adulta. Segundo o ministro, foi apresentada uma proposta na linha de combate à lavagem de dinheiro de examinar se CPFs do Cadastro não estão usando utilizados para lavagem de dinheiro.
Com informações do Jornal Valor.