Dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (14) revelam que os casos de febre Oropouche estão se espalhando pelo Brasil. Atualmente, o país registra um total de 5.102 casos, com o Amazonas e Rondônia sendo os estados mais afetados, apresentando, respectivamente, 2.947 e 1.528 casos.
Além destes, outros estados como Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná também reportaram casos ou estão conduzindo investigações. Os números foram atualizados até 15 de março.
Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, alertou sobre a expansão da doença para outras regiões do país. “Inicialmente, acreditávamos que a doença ficaria restrita ao Norte, mas observamos uma disseminação para outras regiões”, comentou.
Ethel também explicou as medidas adotadas para enfrentar a emergência: “Implementamos a vigilância desta nova doença e elaboramos orientações para a observação clínica, pois não tínhamos manuais ou protocolos para a febre Oropouche. Com a distribuição de testes aos laboratórios centrais [Lacen], estamos conseguindo realizar diagnósticos precisos e monitorar de perto essa nova arbovirose.”
A maior incidência de febre Oropouche no país ocorre entre indivíduos de 20 a 29 anos, seguidos pelas faixas etárias de 30 a 39, 40 a 49 e 10 a 19 anos.