A batalha contra a dengue ganha um novo impulso com o recomeço da Campanha de Vacinação contra dengue nesta segunda-feira, dia 6 de maio, nos postos de saúde da cidade de Lauro de Freitas.Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, essa iniciativa visa fortalecer a imunização do público-alvo que são crianças de 10 a 14 anos, contra os efeitos da dengue.
Com um total de 14 Unidades de Saúde da Família (USF), distribuídas pela cidade e uma sala específica de vacinação no Parque Shopping Bahia, os responsáveis pelas crianças terão fácil acesso à vacina. Nesta nova etapa de imunização, foram disponibilizadas 2.092 doses do imunizante, todas com validade até 2025, assegurando a eficácia e qualidade da vacinação.
De acordo com o secretário municipal de saúde Ricardo Santos, essa é uma oportunidade muito importante para os jovens se protegerem contra os riscos associados à dengue. “Sabemos que os efeitos da doença são alarmantes, podendo ocasionar até à morte. Diante disso, nossas salas já estão preparadas para os atendimentos e as nossas equipes já estão prontas para atender à demanda de vacinação. Também destaco o trabalho que esta sendo realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que desenvolve campanhas de conscientização sobre a eliminação de criadouros do mosquito transmissor, fiscaliza terrenos baldios e distribui materiais educativos para a população”, relata o secretário.
A Superintendente de vigilância à saúde, Rita Meneses, ressalta a importância da adesão à campanha, destacando que a prevenção é a melhor estratégia para combater a dengue. “A vacinação é um ato de responsabilidade social, que contribui para a construção de uma cidade mais saudável e resiliente. Estamos na segunda fase da campanha, que atende prioritariamente quem nunca tomou a vacina, e queremos o mesmo sucesso da primeira etapa. Por isso, convido os responsáveis por esse público, para que venham vacinar e proteger seus filhos dos efeitos dessa doença”, disse Rita Menes.
A sala de vacinação no Parque Shopping funciona de segunda a sábado, das 10h às 20h, e as Unidades de Saúde da Família (USFs) funcionam de segunda a sexta-feira das 07h às 15h.