O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da vacinação contra a gripe para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A medida visa conter casos graves e internações relacionadas à doença. Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada, conforme as doses disponíveis em estoque. A recomendação é que a prioridade seja dada a grupos vulneráveis, incluindo gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da vacinação para proteger a saúde da população e evitar a propagação da gripe, especialmente durante as estações mais frias. Até o dia 21 de abril, apenas 22% do público-alvo havia sido vacinado, representando 14,4 milhões de doses aplicadas de um total esperado de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação teve início em 25 de março.
A ampliação da vacinação não abrange a Região Norte, que já iniciou a campanha em novembro de 2023. Além disso, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) relatou um aumento de casos relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até dois anos, superando as mortes associadas à COVID-19 na mesma faixa etária.