Nesta quarta-feira (22) ocorreu a sétima edição do Simpósio de Residência Multiprofissional em Saúde (Siremu) do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), que tem por objetivo expandir os horizontes na assistência do hospital.
O evento, organizado pelos residentes do HGRS, aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia e reuniu profissionais das diversas áreas e programas. De acordo com o coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu), Jorge Motta, eles discutiram temas atuais, apresentaram suas experiências exitosas e tiveram outras vivências que vão contribuir para uma assistência cada vez mais qualificada para os pacientes do HGRS.
Ele ainda acrescentou que todos os anos são oferecidas 48 novas vagas para os nove programas de residência, em áreas como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, dentre outras. Ele acrescentou que participam profissionais de toda a Bahia e até de outros estados, que têm “nos nossos programas a oportunidade de uma formação completa”.
André Durães, coordenador de Ensino e Pesquisa do HGRS, ressalta que a Coremu é a maior residência multiprofissional da Bahia, além de ser a primeira. “E este simpósio já é tradicional, onde se faz o fechamento (do ano) e onde se faz a atualização sobre os temas relevantes para estes profissionais”.
Presente ao evento, o coordenador das residências da Escola de Saúde Pública da Bahia, Ângelo Castro Lima, destacou que a residência multiprofissional é o alicerce para o Sistema Único de Saúde (SUS), pois investir na qualificação é fundamental para os usuários do SUS.
A programação do evento contou com workshop, mesa redonda, palestras, dentre outros, que abordou temas como “cuidado seguro e qualificado na unidade de Terapia Intensiva”; “Doação de órgãos e abordagem multiprofissional ao paciente transplantado”; “Benefícios do protocolo de cirurgia segura para o paciente e a equipe multiprofissional”; “A prematuridade e suas implicações para o desenvolvimento neuropsicomotor”; “Avaliação de risco e manejo do comportamento suicida no ambiente hospitalar”, dentre outros.